Cento e vinte crianças e adolescentes contemplados pelo programa Guarda Jovem do Bem – desenvolvido pela Prefeitura de Betim, por meio da Guarda Municipal, em parceria com o Salão do Encontro – já têm seu primeiro compromisso agendado para a próxima segunda-feira (11), quando terão início as aulas neste ano. Esta é a sétima edição consecutiva do programa, que tem como objetivo auxiliar a formação cidadã dos participantes, desenvolvendo eixos como o respeito, a coletividade e a prevenção à criminalidade.
O Guarda Jovem do Bem é destinado a alunos de escolas municipais com idade entre 6 e 15 anos e que, no contraturno, estão matriculados em atividades oferecidas pelo Salão do Encontro. “Por meio do programa, apresentamos palestras, e realizamos rodas de conversa com temas como comunicação não-violenta e inteligência emocional. Há ainda oficinas de artesanato e yoga infantil, ministradas pelos educadores do próprio Salão do Encontro. O programa conta também com voluntários que vêm compartilhar conhecimentos em áreas diversas, como saúde, por exemplo”, explica o subinspetor da Guarda Municipal e coordenador do programa, Walison Ferreira.
Ele destaca ainda a importância de entidades parceiras, tais como o projeto Cidadania e Arte, que trabalha com aulas de jiu-jítsu, e a Defesa Civil, com o projeto Pequenos Defensores.
O cronograma das atividades prevê ainda ações de campo, como uma visita dos alunos às instalações da Guarda Municipal de Betim.
A aula inaugural ocorrerá em dois períodos: pela manhã, às 9h30; e à tarde, às 14h. A partir daí, as atividades do dia a dia também se desdobrarão em dois turnos: das 7h às 11h e das 13h às 17h. A Escola Complementar Salão do Encontro fica na rua João da Silva Santos, nº 34, bairro Angola.