O mês de outubro é mundialmente conhecido como um período dedicado à conscientização sobre os cânceres de mama e do colo do útero. E, neste ano, além das ações de promoção à saúde espalhadas pelo município, a Prefeitura de Betim reúne arte, assistência e conscientização no projeto especial “Pintura Rosa”, que oferecerá gratuitamente às mulheres da cidade uma oficina de pintura, uma palestra educativa sobre o tema e um momento de interação entre as participantes. A ação será neste sábado (28), das 9h às 12h, no quintal da Casa da Cultura Josephina Bento. Interessadas podem se inscrever até sexta-feira (27), por meio do link betim.mg.gov.br/pinturarosa. As vagas são limitadas, sendo dez delas destinadas a mulheres em situação de vulnerabilidade.
O projeto contempla uma combinação única de expressão artística e conscientização sobre a importância da prevenção aos cânceres. As inscritas poderão participar de uma oficina de pintura ministrada pela renomada professora de artes, artista plástica, artesã e psicopedagoga, Fabiana Martini.
A palestra, apresentada pelo diretor operacional da Secretaria Municipal de Saúde, Nilvan Baeta, terá como foco a conscientização sobre o câncer de mama, seu diagnóstico precoce e a importância da prevenção. As participantes terão a oportunidade de entender melhor como o Outubro Rosa desempenha um papel vital na luta contra a doença e como elas podem contribuir para essa conscientização.
A iniciativa inclui ainda um café da manhã oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o objetivo de promover um momento de interação e troca de ideias entre as mulheres. A pasta também levará as artesãs participantes do programa de Economia Solidária para comercializar seu trabalho manual voltado para o público feminino na ocasião.
“Nosso objetivo com o projeto é criar, por meio da expressão artística, conexões significativas e incentivar o diálogo em torno de uma causa tão importante. Esse evento demonstra como a cultura pode ser uma força unificadora, inspirando a solidariedade e promovendo a saúde das mulheres”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.