Belo Horizonte registrou o recorde de calor do ano pelo quinto dia consecutivo, com a temperatura atingindo 34,4ºC nesta terça-feira (21), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Desde a última sexta-feira (17), após um período de duas semanas com muita chuva e clima ameno, os termômetros não pararam de subir. Na segunda-feira, a máxima foi de 33,7ºC.
De acordo com o Inmet, o calor é causado por uma forte massa de ar quente continental que mantém as temperaturas elevadas em todo o estado.
A previsão indica que as temperaturas continuarão altas até o fim da semana, pelo menos. Em janeiro, Belo Horizonte já teve sete dias com temperaturas acima dos 30ºC, segundo registros do Inmet.
BH sob alerta de chuva
Além do calorão, os moradores da capital podem enfrentar chuva nesta terça-feira (21), segundo a Defesa Civil de BH. O comunicado emitido por volta das 14h é válido até às 8h desta quarta-feira (22).
O órgão destacou que há a possibilidade de precipitação de pancadas de chuva entre 20 a 30 mm, além de raios e rajadas de vento que giram em torno de 50 km/h.