A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou neste sábado (18/1) o edital para o cadastro de ambulantes interessados em trabalhar no carnaval deste ano. As inscrições serão realizadas pela internet a partir da próxima quinta-feira (23/1), no site www.ambulantesbh.com.br. O processo é voltado para maiores de 18 anos que residam na capital.
Para quem não possui acesso à internet, a prefeitura disponibilizará 55 Pontos de Inclusão Digital. A relação dos locais pode ser encontrada no site www.prefeitura.pbh.gov.br.
Neste ano, o número de credenciais disponíveis será de 14 mil, uma redução de 33% em relação às mais de 21 mil vagas oferecidas no ano anterior. Os ambulantes que realizarem o cadastro pela internet precisarão comparecer presencialmente apenas para a retirada das credenciais, que ocorrerá entre os dias 5 e 12 de fevereiro, no Mercado da Lagoinha.
Nos dois primeiros dias do cadastro online, a prioridade será para ambulantes já credenciados junto à prefeitura e para pessoas com deficiência que possuam Certificado de Pessoa com Deficiência. O público geral poderá acessar o sistema a partir de 25 de janeiro. Segundo a prefeitura, 1.695 caixeiros já estão registrados e terão prioridade no processo.
A credencial concedida será pessoal e intransferível, permitindo aos ambulantes trabalharem nos desfiles dos Blocos de Rua, entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março. O documento exige o cumprimento de normas descritas no edital, como a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, a comercialização de alimentos e bebidas em recipientes de vidro, e a permanência no local após o término dos desfiles.