A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) divulgou, nesta quinta-feira (19), as informações sobre o Carnaval na capital mineira em 2025. Entre as novidades para o próximo ano estão o cadastro on-line para ambulantes e um circuito gastronômico.
O período oficial da folia belo-horizontina será entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março. A Prefeitura anunciou um orçamento de R$ 20 milhões para a festa.
O regulamento para os desfiles dos blocos caricatos e escolas de samba, bem como o edital de fomento aos blocos de rua, será publicado na primeira semana de outubro. Do orçamento aprovado, 38% será investido no fomento dos atores da folia. A previsão é que os recursos sejam liberados ainda este ano.
Segundo a Belotur, a expectativa é atrair seis milhões de pessoas às ruas e movimentar R$ 1 bilhão na economia da cidade.
Novidades no Carnaval de BH
O cadastro de ambulantes para a venda de bebidas e adereços carnavalescos começará em dezembro, podendo ser feito de forma on-line ou presencial. A entrega das credenciais será em fevereiro.
Outra novidade é um circuito gastronômico ao longo do trajeto dos foliões, além da instalação de uma vila gastronômica na Praça Rui Barbosa.
Ao todo, 13 centros culturais e 58 parques municipais estarão abertos para ensaios dos blocos de rua, escolas de samba e blocos caricatos, mediante agendamento prévio com os órgãos responsáveis.
A Guarda Municipal disponibilizará pontos de atendimento fixos nas regiões Leste e Centro-Sul para oferecer acolhimento inicial às mulheres que forem vítimas de assédio durante o Carnaval.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.