Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um carro anunciando a venda de atestados médicos falsos por R$ 50 no bairro Vitória, em BH. Nas imagens, o veículo trafega pela avenida Magenta quando os alto falantes falavam sobre os ‘serviços’.
“Olha o carro do atestado passando na sua porta. Atrite, atrose, dor na coluna, atestado 50 reais por três dias, hein, chega mais“, disse a gravação.
O autor do vídeo, identificado como Felipe Rodrigo Oliveira, disse ter presenciado a cena ao voltar para casa com a esposa no dia 30 de abril. “Eu já vi carro do ovo, carro da vassoura, carro do sorvete… Agora carro do atestado é a primeira vez”, comentou em uma rede social.
Até o momento, o motorista do veículo Fiat Strada não foi identificado. Internautas especulam que a ação seja apenas uma brincadeira, principalmente por ser em uma véspera de feriado.
‘Carro do atestado’ que circulou em BH é crime
A comercialização e o uso de documentos falsificados são crimes previstos no Código Penal, com penas que variam de um a cinco anos de prisão, além de multa. O responsável por atestados falsos pode responder por estelionato e falsidade ideológica, enquanto quem os utiliza comete o crime de uso de documento falso.
Além das consequências criminais, funcionários que apresentarem atestados fraudulentos podem sofrer demissão por justa causa, caso seja constatado que o documento é falso.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.