O Governo de Minas decretou emergência sanitária animal nesta terça-feira (27) após confirmar um caso de gripe aviária em Mateus Leme, na Grande BH. A medida visa conter a disseminação do vírus, que já afetou uma granja comercial no Rio Grande do Sul na semana passada.
O caso ocorreu em uma granja de aves ornamentais, que não são destinadas para alimentação. Apesar do risco às aves, autoridades reforçam que a doença não é transmitida pelo consumo de ovos ou carne e não oferece perigo à saúde humana.
O decreto permite ao estado mobilizar recursos humanos, financeiros e tecnológicos para ações de controle, como vigilância epidemiológica e sacrifício sanitário de animais, se necessário.
Minas Gerais é o segundo maior produtor de ovos do país e o quinto em criação de galináceos. O estado intensificará medidas de biossegurança em granjas e monitorará focos em aves silvestres e domésticas.
450 toneladas de ovos já foram descartadas por suspeita de gripe aviária em Minas
No dia 17 de maio, o Governo de Minas determinou o descarte de 450 toneladas de ovos férteis como medida preventiva após a identificação do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, origem da carga.
A ação ocorreu no Centro-Oeste mineiro e foi motivada por decisão conjunta da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Instituto Mineiro de Agropecuária, durante reunião emergencial.
A localização exata onde o descarte foi realizado não foi divulgada por razões de segurança. As autoridades afirmam que medidas semelhantes poderão ser adotadas se outras cargas forem identificadas com origem em regiões afetadas.
O procedimento seguiu diretrizes do Plano de Contingência da Gripe Aviária, estabelecido em 2022, com o objetivo de manter o controle sanitário e evitar a disseminação do vírus em território mineiro.
Quatro dias depois, um caso de gripe aviária em Sabará, na Grande BH, foi descartado. Uma amostra analisada teve resultado negativo para a doença, sem relação com o surto no Rio Grande do Sul.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.