A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que as cirurgias ortopédicas eletivas serão retomadas a partir desta quinta-feira (6). A orientação foi encaminhada por meio de ofício, nesta segunda-feira (3), aos hospitais da Baleia, das Clínicas, Evangélico, Metropolitano Dr. Célio de Castro, São Francisco, Ciências Médicas da UFMG e Santa Casa.
Os procedimentos haviam sido suspensos temporariamente entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro devido à alta demanda por cirurgias de urgência, principalmente de pacientes envolvidos em acidentes de trânsito ou quedas.
Segundo a PBH, a medida faz parte do planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para a gestão de leitos hospitalares e já é adotada como estratégia em situações emergenciais.
Durante a suspensão, foram realizadas 869 internações ortopédicas de urgência para cirurgias. Atualmente, 42 pacientes aguardam um leito ortopédico de urgência na capital, conforme dados da SMSA atualizados até 3 de fevereiro. Antes da suspensão, a média diária era de 100 pacientes à espera de atendimento.