A Prefeitura de Contagem promoveu, na quinta-feira (25/1), oficinas de mosaico e pintura, com os artistas Cris Leão e Fernando Perdigão, respectivamente, levando a arte e a curiosidade às crianças da cidade, em um dos ícones de Contagem: a Casa de Cacos. As atividades, que integram a programação do Circuito Cultural de Férias, ensinaram a criançada a fazerem peças artísticas utilizando cacos de azulejos, característica do local e especialidade de Cris Leão, e tinta, item de imenso conhecimento de Perdigão, um dos grandes artistas de Contagem.
Durante a oficina, Cris Leão explicou um pouco sobre a história do mosaico e da Casa de Cacos e, logo após, os processos, materiais e ferramentas utilizados na confecção das peças. Foram disponibilizados para cada criança um coração feito de mdf, cola e cacos de azulejo em diversas cores para a realização dos trabalhos que, após a oficina, cada um pôde levar para casa. Todo o material utilizado na oficina foi separado e preparado previamente. A atividade ainda foi auxiliada por monitores da Secretaria de Cultura e as crianças estiveram acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Cris explicou que escolheu uma peça menor devido à praticidade e por se tratar de um público infantil. “É um trabalho que tira um pouco a criança do celular, da televisão. Ela começa a trabalhar com as mãos e com a criatividade. Se você olhar, cada coração sai de uma maneira diferente. Devido ao resultado, é possível entender, até mesmo, a personalidade da criança”, comentou.
Quem esteve presente à oficina, elogiou. Caso do músico Leonardo Medeiros, que levou o filho, Tom, 4, para participar. “Como ele está de férias, procuramos atividades. A gente sempre busca algo lúdico e participa junto. As oficinas são muito importantes, principalmente por esta questão da brincadeira”, destacou.
Oficina de pintura
Na ocasião, também foi ofertada a oficina de pintura, com o artista Fernando Perdigão. As crianças pintaram um cofrinho feito de mdf em formato de casa, que também puderam levar após a atividade.
A arquiteta, Lidia Pimentel, levou seus dois filhos: Ana, 8, e Pedro, 4. Enquanto Ana participou da oficina de mosaico, Pedro preferiu as tintas. Lidia ressaltou a importância de atividades voltadas à arte e à cultura para as crianças, principalmente nas férias. “Esse tipo de atividade ajuda a tirar um pouco as crianças de dentro de casa, das telas, da televisão. Eu fico muito feliz com o trabalho da Prefeitura, de edificação de um trabalho assim, de arte, cultura e lazer”, comentou ela.
Circuito Cultural de Férias
As oficinas de mosaico e de pintura fazem parte da programação do “Circuito Cultural de Férias”, que oferece à população da cidade, principalmente às crianças, oficinas e atrações culturais durante o período longe das salas de aula. Realizado pela Prefeitura de Contagem, a proposta tem o objetivo de fazer com que as famílias saiam de casa e que tenham os espaços públicos como alternativa de lazer para os mais jovens. “Está sendo uma superação da expectativa criada. A participação está sendo muito boa. Estamos muito satisfeitos com essas atividades”, comentou a superintendente de Articulação Institucional, Renata Lima.
A programação do Circuito Cultural de Férias continua ao longo de todo o mês de janeiro, e ainda inclui outras atividades como o lançamento do livro “A Árvore das Pioneiras”, a partir das 19h, no dia 27/1, na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira. Para encerrar a programação, no dia 28/1, a partir das 14h, na praça da Jabuticaba, haverá oficinas circenses, tudo gratuito.
Serviço
Circuito Cultural de Férias
Lançamento do livro “A Árvore das Pioneiras”
Data: 27/1
Horário: 19h
Local: Casa de Cultura Nair Mendes Moreira (Praça Vereador Josias Belém, 01 – Sede)
Entrada livre
Oficinas circenses
Data: 28/1
Horário: 14h
Local: Praça da Jabuticaba (Av. Pref. Gil Diniz – Nossa Sra. do Carmo)
Entrada livre
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. LUCI SALLUM/PMC