A Prefeitura de Contagem assumiu a presidência do Consórcio Regional de Promoção da Cidadania “Mulheres das Gerais”. Dessa forma, a prefeita Marília Campos, reconhecida por defender os direitos das mulheres e combater a violência doméstica, estará à frente da entidade, pela segunda vez, até dezembro de 2024, com uma importante tarefa: somar esforços de todas as esferas do poder público e da sociedade civil, para combater a violência de gênero e fortalecer a participação das mulheres em todos os espaços, com autonomia e protagonismo.
Na cerimônia de posse, Marília Campos afirmou a importância de descentralizar espaços e casas que acolham as mulheres vítimas de violência como uma responsabilidade das prefeituras consorciadas, reforçando a mobilização contra esse tipo de violência como uma luta de todos.
“Eu assumo a presidência do Consórcio das Mulheres das Gerais, importante instrumento da luta em defesa dos direitos das mulheres, com a missão de ampliar e melhorar os serviços, incentivando o desenvolvimento de redes de proteção e promoção da autonomia das mulheres, além de integrar os municípios na oferta de alternativas de geração de renda pós-abrigamento, evitando a dependência econômica. Juntos nós podemos transformar a realidade de muitas mulheres e promover um futuro mais seguro e justo para todas!”
Prefeita de Contagem, Marília Campos
Desde o mês de abril, Contagem possui representante no consórcio, sendo responsável pela superintendência de articulação política e gestão da entidade. “O Consórcio é um símbolo de luta pela superação da violência contra as mulheres. Eu agradeço a prefeita Marília pela confiança que me foi depositada. Marília, sua história, sua representatividade são mais do que necessários para os grandes desafios, nesse momento do consórcio e na luta pela superação da violência contra as mulheres”, afirmou a servidora da Secretaria Municipal de Defesa Social, Ana Tereza Caetano, que representou a Prefeitura no consórcio.
Ao destacar o protagonismo do consórcio, a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, informou que ele “é o único do Brasil que articula com os municípios consorciados esse tipo de enfrentamento de violência. A violência tem gênero nesse país e esse espaço público faz um trabalho pontual para combatê-la”.
A educadora social, Cecília da Conceição Gomes, deu um testemunho sobre a agressão sofrida por parte do ex-marido e o apoio que recebeu do Consórcio Mulheres das Gerais. “Sofri uma violência doméstica onde eu tive os meus dentes quebrados, o meu útero perfurado com uma chave de fenda. Na época, como eu não tinha outro lugar seguro para ir, fui para a delegacia e denunciei. Eles me encaminharam para o abrigo, onde eu fiquei despersonalizada durante sete meses. Um ano após a minha saída, eu voltei como funcionária e permaneço lá até hoje como educadora social”, compartilhou Cecília.
Vítima de violência doméstica, Cecília Gomes, hoje, ajuda outras mulheres no mesmo abrigo em que foi acolhida
Foto: Janine Moraes/PMC
Reconhecimento
A promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Patrícia Habkouk, lembrou da caminhada que fez ao lado de Marília para criar um espaço de defesa dos direitos das mulheres dentro da Assembleia Legislativa de Minas, e que, hoje, se consolidou como a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher, um espaço importante que se fortalece a cada dia. “Ver o crescimento do Consórcio Mulheres das Gerais é motivo de muito orgulho para todos nós. Sobre a batuta, agora, da nossa presidente, querida prefeita de Contagem, Marília Campos, eu tenho certeza que vamos colher bons frutos”, disse a promotora.
Convicção reafirmada pela deputada estadual, Ana Paula Siqueira, que reforçou acreditar no papel fundamental de Marília no consórcio. “Foi a primeira presidenta do consórcio e chega agora para melhorar a capacidade de funcionalidade desse consórcio. Falar de desafios com a Marília eu acho que é ‘chover no molhado’. Ela já sabe, já conhece, mas tem uma grande diferença: ela compreende e tem estratégia para resolver”, reiterou Ana Paula Siqueira.
“Marília é um exemplo. Um exemplo de vida, um exemplo de mulher de coragem, um exemplo de mulher que faz, um exemplo de mulher que respeita o dinheiro público”, reforçou a deputada estadual Ione Pinheiro.
A desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Kárin Emmerich, parabenizou a prefeita Marília Campos, desejando-lhe ainda mais sucesso à frente do novo projeto. “Fala-se que juntos, somos mais. Eu falo que juntas, somos muitas. E sendo muitas, nós podemos fazer a diferença. Até porque, parafraseando Margareth Thatcher, ex-primeira-ministra do Reino Unido, ‘na política, se você quiser que algumas coisas sejam ditas, peça a um homem. Mas se quiser que sejam feitas, peça a uma mulher’”.
A cerimônia de posse ocorreu, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Belo Horizonte, na tarde dessa quinta-feira (6/6), e contou com representantes da esfera dos poderes públicos municipal, estadual e federal. Estiveram presentes secretários e secretárias municipais de Contagem; os vereadores de Contagem, Teteco, Glória da Aposentadoria e Moara Sabóia, além da vereadora de Belo Horizonte, Cida Falabella; e do deputado estadual Ricardo Campos.
Felicitações
Várias autoridades cumprimentaram a prefeita Marília Campos e manifestaram apoio à sua nova missão, entre elas, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que externou seu apreço à Marília, destacando a dedicação da prefeita às causas públicas e competência na administração de Contagem.
“Marília Campos é reconhecida por todos nós como uma grande personagem da política de Minas Gerais. Certamente, na condução de mais essa missão, vai desempenhar da melhor maneira possível e com grandes realizações. E tem sempre aqui, no Congresso Nacional, toda a abertura para poder fazer as reivindicações próprias para essa nova missão. Então, muito sucesso, Marília, você merece e a todos que participaram com você dessa nova empreitada na sua vida!”, ressaltou o senador.
A prefeita também recebeu cumprimentos e apoio da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que destacou a nomeação como um “reconhecimento merecido” do trabalho, empenho e dedicação de Marília Campos em favor dos direitos e da valorização das mulheres. “Desejo muito sucesso nessa nova jornada e reitero meu apoio e admiração pelo seu trabalho, a sua responsabilidade e o seu compromisso com as mulheres”, saudou a ministra.
Mulheres das Gerais
Com 16 anos de história, o Consórcio Regional de Promoção da Cidadania “Mulheres das Gerais” tem se destacado por seu crescimento e abrangência. Hoje, é composto por 12 municípios – Belo Horizonte, Betim, Contagem, Divinópolis, Itabira, Lagoa Santa, Nova Lima, Nova Serrana, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia -, sendo o único com essas características no Brasil. A entidade se dedica à proteção básica de mulheres em risco de morte, oferecendo serviços de abrigamento, que são de alta complexidade e custo.
Atualmente, o Mulheres das Gerais está em uma fase de transição, implementando melhorias no atendimento prestado às mulheres dos municípios consorciados. Entre as novidades, está a mudança da sede administrativa e do abrigo, visando aprimorar ainda mais os serviços oferecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Para saber mais sobre o Consórcio Regional de Promoção da Cidadania “Mulheres das Gerais” acesse http://www.mulheresdasgerais.com.br/ ou entre em contato no telefone (31) 3484-2387.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.