Contagem tem sido destaque em Minas Gerais na geração de empregos com carteira assinada. Somente entre 2021 e 2023 foram 26.301 empregos distribuídos em diversos setores. A cidade está em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Belo Horizonte, e é a terceira maior economia de Minas Gerais. A boa geração de emprego se deve aos incentivos realizados pelo governo por meio dos programas municipais e das políticas públicas do governo federal. Hoje, são mais de 1,5 bilhão em investimentos na cidade que geram empregos diretos e indiretos para a população. Estes investimentos perpassam pela grandes obras executadas nas oito regiões do município e englobam os diversos setores (mobilidade, saneamento, urbanização, saúde, social, esporte, cultura, dentre outros). A atração de empregos também está ligada a agilidade proporcionada pelo governo no licenciamento das empresas e o diálogo constante da Prefeitura com os empresários.
Saldo positivo
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho, Contagem gerou, entre 2021 e 2023, um saldo positivo de 26.301 vagas de trabalho com carteira assinada. Nessas mais de 26 mil vagas, a cidade criou oportunidades de empregos nos setores econômicos como serviço, construção, indústria, comércio e agropecuária. Todos eles apresentaram saldo positivo nos 12 meses do ano.
Dados da Prefeitura de Contagem, levantados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, mostraram que em Contagem, o setor de serviços continua a liderar como o que mais gera empregos: saldo positivo de 2.658 novos postos. Na sequência ficou o setor do comércio, com um saldo positivo de 2.527 postos de trabalho. No acumulado de 12 meses, foram 43.469 contratações e 40.942 demissões. Somente o comércio responde por 70.918 postos de trabalho.
Em terceiro lugar, com 1.873 novos empregos, está a indústria que, atualmente, responde por 51.857 empregos na cidade. Nos últimos 12 meses, saldo positivo, também, no setor agropecuário, que cresceu cerca de 13%.
Investimentos
Na perspectiva de atração de empregos e empreendimentos para a cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) vem trabalhando para fortalecer as relações institucionais entre o governo municipal e o setor empresarial. A atração de empreendimentos tem se fortalecido com investimentos privados da ordem de R$ 7 bilhões, o que contribui diretamente para a geração de milhares de postos de trabalho. Outra ação importante é a desburocratização do serviço público, que conta agora com a automatização do sistema de licenciamento, garantindo mais agilidade e qualidade na prestação dos serviços aos setores empresariais. Desta forma, Contagem é hoje um dos principais polos de novos investimentos privados, garantindo a geração de mais emprego e renda para os contagenses.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, detalha sobre bom desempenho de Contagem na geração de empregos. “O que estamos assistindo é resultado do trabalho realizado pela gestão municipal. Um trabalho de diálogo e prospecção de novos empreendimentos junto a fundos de investimentos nacionais e multinacionais, do apoio institucional às empresas já instaladas no município para que possam se expandir.”
Ele ainda ressalta que a localização geográfica estratégica da cidade com seus, corredores viários BR-040 (saída para Rio de Janeiro e Brasília), BR-381 (saída para São Paulo e Sul de Minas) e , BR-262( saída para Vitória e Triângulo Mineiro) contribui para que Contagem seja a cidade que mais recebe investimentos privados em todo o Estado de Minas Gerais e, consequentemente, empregos diretos e indiretos. “Temos aqui uma importante cadeia industrial, e serviços, trabalhamos ao longo dos últimos três anos nesse diálogo ativo e permanente com empreendedores e com os sindicatos patronais”.
Oferta de empregos
Para quem não sabe, em Contagem há, diariamente, um grande número de ofertas de empregos, sendo o maior polo, o Sine, que está localizado na região Sede e também há um ponto de atendimento no Shopping Contagem, no “Prefeitura Aqui”. Para saber as vagas ofertadas pelo Sine Contagem, clique aqui. Só no mês de janeiro, o Sine Contagem ofertou milhares de vagas, sendo alguns dias, com mais de mil postos em aberto, auxiliando aqueles que procuram a unidade em atendimentos presenciais ou em cadastros virtuais, como é feito pelo Programa “Sine Mais Oportunidades”. Entre os contagenses que começaram o ano trabalhando está a auxiliar de produção, Ana Paula Nonato Pereira, 43. Desde o dia 22 de janeiro, ela iniciou um novo ciclo, em uma nova função após cinco anos desempregada. “Comecei o ano com o pé direito. O Sine foi importante nessa retomada”, comemorou ela.
De acordo com os números consolidados do Sine Contagem em 2021 o órgão ofereceu 3.749 vagas, em 2022, 6.718, e em 2023, 8.337 vagas. A subsecretária de Trabalho e Geração de Renda de Contagem, Mara de Castro, destaca que nos anos de 2021, 2022 e 2023 a cidade registrou uma progressão de vagas ofertadas. “Isso se deve, em primeiro lugar, à política desenvolvimentista do governo que trouxe novos investidores para a cidade, ao mesmo tempo em que conseguiu reter no município grandes empresas, além do trabalho incessante do setor de intermediação de mão de obra realizado pelo Sine, que busca novas vagas de emprego com as empresas e facilita muito a proximidade delas com os candidatos”.
Mara Castro informa que desde 2022, o Sine Contagem também vem realizando os feirões de emprego, o que aumentam o contato dos candidatos com as vagas das empresas contratantes. “Nós levamos para dentro do Sine os setores de Recursos Humanos e recrutamento das empresas. Algo em torno de 10 a 15 empresas. Na sequência, mobilizamos a população. Esse candidato consegue passar por vários processos de pré-seleção com várias empresas diferentes no mesmo dia, reduzindo seu custo de deslocamento, minimizando o tempo e aumentando significativamente as chances de quem está em busca de emprego.”
Um diferencial dos feirões de emprego, é que eles são realizados com foco em públicos específicos, com vagas captadas para aquela ação, como por exemplo os promovidos para pessoas com deficiência, para o público LGBTQIAP +, para a Juventude, entre outros. “Hoje, mais do que antes, a gente busca aproximar o trabalhador da empresa e promover mais oportunidades”.
Em 2021, ano da pandemia da Covid-19, buscaram o Sine Contagem 20.978 pessoas; em 2022 foram 25.194 e 2023 foram 33.826 em busca de uma oportunidade de trabalho.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, informa que o Sine Contagem vem aprimorando o trabalho para ganhar confiança das empresas e também dos trabalhadores. “Por meio do nosso processo de triagem, vamos buscando os melhores perfis para os encaminhamentos para as vagas”.
Veja também:
– Sine Contagem disponibiliza 451 vagas para candidatos ao mercado de trabalho nesta quinta-feira (15/2)
– Contagem fecha o ano de 2023 como a segunda cidade que mais gerou empregos em Minas Gerais
– Cidade de Contagem conquista gestão de excelência no Índice Firjan de Gestão Fiscal
– Quase 5.000 novas empresas se instalam em Contagem e geram mais empregos na cidade