A Prefeitura de Betim, na Grande BH, implantou uma faixa exclusiva para motos chamada ‘Corredor Azul’, na avenida Edmeia Matos Lazarotti. O projeto está em fase de testes desde a última segunda-feira (17) e é inspirado em avenidas na cidade de São Paulo.
A via conta com marcações na pista e placas instaladas em 3 km de extensão entre a avenida Amazonas, no bairro Cachoeira, até a Praça do Encontro, no Parque das Indústrias. Além da faixa exclusiva para motos, serão criados bolsões – espaços reservados à frente dos veículos nos semáforos para que motociclistas aguardem a abertura do sinal de forma mais segura.
Segundo o Município, a medida foi aplicada para controlar o tráfego, evitar acidentes entre motociclistas e outros veículos e otimizar a mobilidade urbana.
“Temos uma grande expectativa de que esse novo modelo de sinalização e a criação das faixas exclusivas para motos se tornem referência para toda a cidade. Este projeto piloto, já em utilização em São Paulo, é o primeiro passo para uma reestruturação mais ampla da mobilidade urbana em Betim, com foco na segurança viária e na valorização de todos os modais de transporte”, destaca o prefeito de Betim, Heron Guimarães (União).
O prefeito adianta ainda que o objetivo é, após avaliação dos resultados no primeiro trecho contemplado, poder replicar o modelo para outras vias estratégicas do município, consolidando esse novo padrão de sinalização viária na cidade.
Projeto aplicado em Betim foi discutido em BH neste ano
Em janeiro de 2025, o prefeito interino de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), disse que estuda a implantação de faixas exclusivas para motos em avenidas da cidade. O projeto foi anunciado após o município rejeitar a proposta do Ministério do Trabalho em suspender o serviço de moto táxi por aplicativo.
“As equipes da Prefeitura vão intensificar as ações educativas e de fiscalização junto aos motociclistas profissionais para garantir a segurança de pilotos e passageiros. Sobre as faixas exclusivas para motociclistas, estamos estudando a viabilidade para sua implementação em Belo Horizonte. É fundamental avaliarmos os impactos dessa alternativa ao trânsito da cidade como um todo para que a melhoria seja efetiva. Agiremos com calma e planejamento”, concluiu.
Até o momento, não há data para que a ‘faixa azul’ seja instalada na capital mineira.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.