A Defesa Civil de BH emitiu um alerta nesta sexta-feira (4) sobre a possibilidade de chuvas intensas entre hoje e a próxima segunda-feira (7). Segundo o órgão, o volume acumulado pode ultrapassar 100 milímetros, com maior intensidade no sábado (5), quando são esperados 70 milímetros. O aviso inclui riscos de raios e ventos fortes.
O Grupo Gestor de Riscos, Desastres e Eventos Climáticos Extremos (GGRDECE), formado por técnicos de secretarias municipais e órgãos como BHTrans e SLU, monitora a situação para avaliar riscos e definir ações emergenciais. O objetivo é reduzir impactos na população e na infraestrutura da capital mineira.
A previsão indica 40 milímetros de chuva nesta sexta (4), 5 milímetros no domingo (6) e volumes menores na segunda (7).
O que é o ciclone subtropical?
Um ciclone subtropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma em latitudes subtropicais. A Marinha do Brasil nomeia os ciclones subtropicais formados no Sudeste e o sul do Brasil.
De acordo com o Climatempo, o primeiro ciclone subtropical do ano ganha força em alto-mar, na costa do Rio de Janeiro, a 235 km afastado da costa nesta sexta-feira (4).
Os seus impactos serão sentidos principalmente em alto-mar. Porém, o ciclone irá atingir principalmente o litoral e a cidade de São Paulo, o litoral do Rio de Janeiro, Sul e Zona da Mata de Minas. Nessas áreas, o volume de chuva pode chegar a 300mm. Outras regiões do estado também terão chuvas fortes, mas com menos força.
Recomendações para chuva de BH
A Defesa Civil recomenda evitar áreas de alagamento, não atravessar ruas inundadas, manter crianças longe de enxurradas, não estacionar ou se abrigar debaixo de árvores e redobrar atenção em áreas de encostas.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.