Neste sábado (10), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza o Dia D de vacinação contra a gripe, com a abertura de todos os 153 centros de saúde da cidade, e pontos extras, inclusive no Parque Municipal, no Centro.
A imunização em todos esses locais ocorrerá das 8h às 17h e as doses estarão disponíveis para qualquer pessoa, a partir de 6 meses de idade e que ainda não tenha se vacinado neste ano. Os endereços podem ser consultados on-line, clicando aqui.
A expectativa desse dia de mobilização é garantir a redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção do vírus influenza, principalmente no período de aumento de registro de doenças respiratórias na cidade. As doses são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. No momento da vacinação é necessário que as pessoas apresentem o documento de identificação com foto, CPF, e o cartão de vacina.
Balanço da vacinação em BH
Até o momento, já foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina em BH. Desse total, cerca de 198 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (12,3%), idosos com 60 anos ou mais (35,5%) e gestantes (20%). Em 40 dias de campanha, o município alcançou 29,7% de cobertura. A meta é 90%.
A subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond, faz um alerta sobre a importância da ação. “O Dia D é um momento em que reunimos todos os nossos esforços para proteger a nossa população contra a gripe. Serão mais de 150 pontos de vacinação abertos no sábado para facilitar o acesso e ampliar a nossa cobertura vacinal. Não deixe de se imunizar. Você se protege e contribui para a proteção de outras pessoas. A vacina é segura e salva vidas”, disse.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.