A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou o edital para o novo vestibular seriado, que vai permitir a entrada na instituição através de três provas aplicadas ao longo do ensino médio. As inscrições serão abertas em agosto e a primeira prova será aplicada em 14 de dezembro.
Os estudantes farão uma prova por ano (2025, 2026 e 2027) com conteúdo correspondente a cada série do ensino médio. A combinação das notas definirá a aprovação em 2028, quando 30% das vagas da universidade serão preenchidas por esta modalidade. Podem participar tanto alunos matriculados quanto quem já concluiu o médio ou EJA.
O período de inscrições é entre 18 de agosto a 19 de setembro, com taxa de R$ 150, no site da Covepe. Alunos inscritos no CadÚnico podem pedir a isenção total. Já estudantes de escola pública ou bolsistas integrais de colégios privados têm direito a solicitar 50% de desconto até o dia 27 de agosto. Inscrições de treineiros não serão aceitas.
O edital pode ser acessado clicando aqui.
Como vai funcionar o novo vestibular da UFMG?
O sistema vai funcionar em paralelo com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza da nota do ENEM, e manterá as mesmas regras de cotas. A proposta, aprovada pelo Conselho Universitário, segue modelo já adotado por mais de 20 instituições no país.
Nesta primeira etapa do ciclo, serão avaliados apenas os conteúdos programáticos correspondentes ao primeiro ano do ensino médio. Já em 2026, serão aplicados os temas do segundo ano e do primeiro ano para quem se inscrever para o ciclo 2026-2028.
No ato de inscrição para a última etapa, já conhecendo as notas obtidas nas duas etapas anteriores, o candidato deverá fazer a escolha do curso e a modalidade de vaga para a qual deseja concorrer.
“O Seriado UFMG materializa o esforço da Universidade em diversificar suas formas de ingresso e contribuir para ampliar a inclusão dos estudantes das escolas públicas no ensino superior público, com a qualidade, relevância e tradição oferecidas pela maior instituição de ensino superior do estado”, justifica a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.
Segundo ela, o seriado leva em conta, também, a experiência positiva de outras universidades com processos equivalentes realizados paralelamente ao Sisu, como os da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
As provas do Seriado UFMG serão aplicadas em Belo Horizonte, Montes Claros, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. As cidades foram escolhidas com base em estudo que identificou as localidades com o maior número de inscritos no Sisu UFMG nos últimos três anos. A expectativa, segundo ele, é incorporar gradualmente outros municípios como sedes das provas já a partir de 2026.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
