A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou medidas emergenciais para amenizar os efeitos do calor na população. Nos últimos dias, a cidade e grande parte do estado enfrenta temperaturas acima da média.
Nesta quarta-feira (19), assistentes sociais do município distribuíram água e orientações sobre hidratação e cuidados preventivos, com foco em pessoas em situação de rua na Praça da Estação, no Centro da cidade.
Atualmente, a capital mineira conta com 170 bebedouros públicos em parques e praças, além de serviços ampliados para a população vulnerável. O Serviço Especializado em Abordagem Social reforça a distribuição de água em pontos estratégicos e orientando sobre acesso à rede de saúde em casos de mal-estar relacionado ao clima.
Quatro Centros Pop (Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e casas de passagem oferecem banho, sanitários e hidratação.
A Prefeitura também alerta para os riscos da baixa umidade do ar, que pode agravar problemas respiratórios, e recomenda evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, além de priorizar consumo de líquidos. A onda de calor deve durar até a próxima segunda-feira (24).