A Estação Novo Eldorado, em Contagem, foi inaugurada na segunda-feira (9) e amplia o sistema de metrô em 1,7 quilômetro. Esta é a 20ª unidade da Linha 1 e começa a funcionar nesta terça-feira (10). Para marcar o início das atividades, os passageiros que embarcarem nesta nova estação não pagarão a tarifa durante a terça e a quarta-feira. A estrutura tem capacidade para receber 12 mil passageiros, mas a expectativa do Metrô BH é que 7 mil pessoas utilizem o local diariamente. O tempo de viagem entre a estação Novo Eldorado e a estação Eldorado é de um minuto e meio.
A obra custou cerca de 186 milhões de reais e sua inauguração ocorre vinte anos após a entrega da última estação do sistema, a Vilarinho. A cerimônia contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, do governador Romeu Zema, da prefeita de Contagem, Marília Campos, e de outras autoridades. No total, a modernização da Linha 1 e a construção da Linha 2 somam um investimento de 3,7 bilhões de reais, vindos do Governo Federal e do Governo de Minas, com recursos do acordo de reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho.
O novo prédio possui 1,9 mil metros quadrados de área e oferece acessibilidade total, com sinalização em braile, piso tátil, elevadores e escadas rolantes, além de banheiros e máquinas para compra de passagens. Como parte do dinheiro veio do acordo de Brumadinho, a estação abriga uma placa com os nomes das vítimas da tragédia de 2019 e uma exposição de fotos. Representantes dos familiares das vítimas participaram da solenidade de abertura.
Em relação à expansão do sistema, as obras da Linha 2 já começaram e devem ligar o metrô até a região do Barreiro com sete novas estações. O governo estadual espera entregar as estações Nova Suíça e Amazonas até julho de 2026, com a previsão de que toda a linha esteja pronta em 2027, antes do prazo inicial de 2028. Além disso, novos trens estão chegando para renovar a frota; o primeiro deles já está em Belo Horizonte passando por testes e deve começar a circular com passageiros em maio deste ano. Outros 23 trens serão entregues até o final de 2027.







