A Defesa Civil interditou na manhã desta quarta-feira (20) a fábrica de pães Vale do Sol, localizada no bairro Fernão Dias, em BH, após um incêndio de grandes proporções ocorrido na tarde de terça-feira (19). O prejuízo estimado pela empresa é de aproximadamente R$ 10 milhões.
Durante a vistoria, técnicos da Defesa Civil identificaram rachaduras, trincas e fendas nas paredes da edificação, além de risco de desabamento do telhado, do mezanino e da parede do terceiro pavimento. O responsável pela fábrica foi notificado e orientado quanto às medidas necessárias para reparação dos danos e mitigação dos riscos.
Na manhã desta quarta-feira, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas novamente para combater um novo foco de incêndio no local. O rescaldo do fogo principal foi concluído durante a madrugada.
Incêndio aconteceu durante blitz em BH
No momento em que o incêndio teve início, policiais militares realizavam uma blitz nas proximidades. Ao avistarem a fumaça, os agentes entraram na fábrica e ajudaram na evacuação de cerca de 100 funcionários que estavam no local. Apesar da gravidade da situação, ninguém ficou ferido. Dois policiais que inalaram fumaça receberam atendimento médico em um hospital e passam bem.
As chamas começaram na área de produção de pães, possivelmente devido a uma pane elétrica, e se concentraram na parte superior do prédio. As chamas chegaram próximas ao forno industrial, onde estavam armazenados três cilindros de gás inflamáveis, gerando risco de explosão. Durante o combate ao fogo, a estrutura do mezanino cedeu, permitindo que as chamas atingissem uma área com acúmulo de óleo, espalhando-se rapidamente por outras partes do edifício.