A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta quinta-feira (29) a operação das faixas exclusivas de ônibus que compõem o corredor formado pela Avenida João Pinheiro, Praça da Liberdade e Avenida Cristóvão Colombo. Elas vão fazer a ligação com as faixas exclusivas das avenidas Nossa Senhora do Carmo e Augusto de Lima, dando continuidade à priorização dos coletivos.
As faixas da direita (próximas às calçadas) serão exclusivas para os ônibus de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 19h30.
Nos outros horários, a faixa poderá ser compartilhada com os demais veículos. O novo corredor de ônibus abrange toda a extensão da João Pinheiro e Cristóvão Colombo, passando pelas praças da Liberdade e da Savassi, nos dois sentidos de circulação.
Vale destacar que os táxis estão autorizados a circular nestas faixas exclusivas, assim como ocorre em outros locais que contam com a prioridade para o transporte coletivo.
Entre as avenidas João Pinheiro e Cristóvão Colombo circulam 19 linhas do transporte coletivo, transportando 5,6 mil pessoas, em cada sentido, apenas no horário de pico da manhã, com circulação de mais de cem ônibus por hora.
Para agilizar o embarque e desembarque e proporcionar mais conforto aos passageiros, os pontos de parada dos ônibus, na Avenida João Pinheiro, em frente ao Colégio Estadual Afonso Pena, foram divididos. Parte das linhas permanece no ponto atual e outras serão transferidas para um novo ponto, criado a aproximadamente 50 metros de distância.
Para adequar a Avenida Cristóvão Colombo à faixa exclusiva foram feitas mudanças nos estacionamentos no quarteirão entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza (sentido Praça da Savassi):
- O Estacionamento Rotativo na Cristóvão Colombo vai funcionar em horário diferente do restante da cidade e passa a ser permitido das 9h às 17h.
- O estacionamento das motocicletas será proibido nos horários de operação das faixas exclusivas, das 6h às 9h e das 17h às 19h30.
Os estacionamentos de veículos credenciados (especial) foram transferidos para a Rua Tomé de Souza, entre a Cristóvão Colombo e a Sergipe. Os de carga e descarga foram realocados para a Sergipe, entre Cristóvão Colombo e a Rua Tomé de Souza.








