A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta segunda-feira (30) que o valor do IPTU de 2025 terá um reajuste de 4,71%. Os contribuintes que optarem por pagar o imposto integralmente até o dia 31 de janeiro terão um desconto de 5%.
As guias de pagamento serão enviadas aos moradores na primeira quinzena de janeiro, mas também estarão disponíveis no Portal da PBH a partir de 1º de janeiro. Uma novidade para este ano é que o pagamento poderá ser realizado por meio de PIX. O imposto poderá ser parcelado em até 11 vezes, com vencimentos mensais no dia 15 de cada mês.
O reajuste foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e Especial (IPCA-e), divulgado pelo IBGE. Belo Horizonte conta com 867 mil imóveis registrados, sendo que 780 mil estão sujeitos à cobrança do IPTU. A arrecadação esperada para 2025 é de R$ 2,25 bilhões, enquanto o total lançado, incluindo taxas, será de R$ 2,68 bilhões.
Os pedidos de revisão do valor integral do IPTU podem ser feitos entre 2 de janeiro e 1º de fevereiro. O contribuinte poderá solicitar a alteração pelo Portal da PBH ou presencialmente no BH Resolve, localizado na Rua Caetés, 342, Centro, mediante agendamento prévio no site da prefeitura.