• BH 24 Horas
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6
  • Política de privacidade
  • Política de privacidade 2
  • Últimas Notícias
  • WhatsApp
BH 24 Horas
Advertisement

BH 24 HORAS »

  • Últimas Notícias
  • Policial
    • Policial BH
    • Policial MG
  • Esportes
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Minas Gerais
  • NOVA SERTANEJA
  • Contato
Sem resultados
Ver todos
  • Últimas Notícias
  • Policial
    • Policial BH
    • Policial MG
  • Esportes
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Minas Gerais
  • NOVA SERTANEJA
  • Contato
Sem resultados
Ver todos
BH 24 Horas
Sem resultados
Ver todos
Home Grande BH

‘Lixômetro’ é instalado em BH para conscientizar moradores sobre limpeza

02/06/2025
Em Grande BH
Tempo de leitura:5 minutos de leitura
0
'Lixômetro' é instalado em BH para conscientizar moradores sobre limpeza O objetivo é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Centro sobre a importância de colaborar com a limpeza, principalmente não jogando lixo no chão. A região da Praça Sete é varrida pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, quatro vezes por dia, no mínimo. Nos quarteirões fechados da praça existem 90 lixeiras. Mesmo assim, o local não permanece limpo por muito tempo. Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada, estão papel, embalagens plásticas, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos. “O Lixômetro vai mostrar que um simples papel de bala jogado no chão, somado a tantos outros pequenos resíduos, se transforma rapidamente em uma montanha enorme de lixo”, destaca a chefe do Departamento de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende. Ela acrescenta que sem a colaboração da população, o esforço dos garis na varrição não é suficiente. “A intenção do Lixômetro é que todos percebam, literalmente, o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”. Além da varrição praticamente o dia todo na praça, a coleta de resíduos domiciliares no Hipercentro também é feita diariamente, no período noturno. A capina é realizada seis vezes por ano. Regularmente, a SLU retira adesivos e cartazes de 1,5 mil postes, mensalmente. Também faz a lavação de mais de cem pontos considerados críticos diariamente, inclusive aos domingos, onde há uma grande concentração de pessoas circulando. Ao longo da próxima semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com orientações sobre os serviços de limpeza disponíveis na região. Como colaborar com a limpeza urbana no centro de BH: - Não jogue lixo ou entulho no chão. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes. - Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário. - Embale corretamente seu lixo, em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e o lixo seja espalhado nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças. - Embale o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo, e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região poderá ficar prejudicada. - No trânsito, respeite os cones de sinalização, usados para proteger os varredores, que estão trabalhando para deixar a cidade mais limpa para todos.

Lixômetro foi instalado na Praça 7, no Centro da capital. Foto: PBH/Divulgação

WhatsappTelegramFacebookTwitter

A Prefeitura de Belo Horizonte instalou nesta segunda-feira (2), o ‘lixômetro’ na Praça Sete. O equipamento ficará no local até a próxima sexta-feira (6), no canteiro central da Avenida Afonso Pena, altura do número 728, em frente ao pirulito. Durante a semana, todo o lixo varrido do local ficará exposto dentro do recipiente, composto por três caixas de acrílico transparente de 2 metros quadrados, cada.

O objetivo do Lixômetro é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Centro sobre a importância de colaborar com a limpeza, principalmente não jogando lixo no chão. A região da Praça Sete é varrida pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, quatro vezes por dia, no mínimo.

Nos quarteirões fechados da praça existem 90 lixeiras. Mesmo assim, o local não permanece limpo por muito tempo. Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada, estão papel, embalagens plásticas, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos.

‘Lixômetro serve para perceber o tamanho do problema’, diz chefe de limpeza


“O Lixômetro vai mostrar que um simples papel de bala jogado no chão, somado a tantos outros pequenos resíduos, se transforma rapidamente em uma montanha enorme de lixo”, destaca a chefe do Departamento de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende. Ela acrescenta que sem a colaboração da população, o esforço dos garis na varrição não é suficiente. “A intenção do Lixômetro é que todos percebam, literalmente, o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”.

Além da varrição praticamente o dia todo na praça, a coleta de resíduos domiciliares no Hipercentro também é feita diariamente, no período noturno. A capina é realizada seis vezes por ano. Regularmente, a SLU retira adesivos e cartazes de 1,5 mil postes, mensalmente. Também faz a lavação de mais de cem pontos considerados críticos diariamente, inclusive aos domingos, onde há uma grande concentração de pessoas circulando.

Ao longo da próxima semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com orientações sobre os serviços de limpeza disponíveis na região.

Como colaborar com a limpeza urbana em BH?

– Não jogue lixo ou entulho no chão. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes.

– Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.

– Embale corretamente seu lixo, em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e o lixo seja espalhado nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.

– Embale o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo, e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região poderá ficar prejudicada.

– No trânsito, respeite os cones de sinalização, usados para proteger os varredores, que estão trabalhando para deixar a cidade mais limpa para todos.

Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link. 

'Lixômetro' é instalado em BH para conscientizar moradores sobre limpeza O objetivo é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Centro sobre a importância de colaborar com a limpeza, principalmente não jogando lixo no chão. A região da Praça Sete é varrida pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, quatro vezes por dia, no mínimo. Nos quarteirões fechados da praça existem 90 lixeiras. Mesmo assim, o local não permanece limpo por muito tempo. Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada, estão papel, embalagens plásticas, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos. “O Lixômetro vai mostrar que um simples papel de bala jogado no chão, somado a tantos outros pequenos resíduos, se transforma rapidamente em uma montanha enorme de lixo”, destaca a chefe do Departamento de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende. Ela acrescenta que sem a colaboração da população, o esforço dos garis na varrição não é suficiente. “A intenção do Lixômetro é que todos percebam, literalmente, o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”. Além da varrição praticamente o dia todo na praça, a coleta de resíduos domiciliares no Hipercentro também é feita diariamente, no período noturno. A capina é realizada seis vezes por ano. Regularmente, a SLU retira adesivos e cartazes de 1,5 mil postes, mensalmente. Também faz a lavação de mais de cem pontos considerados críticos diariamente, inclusive aos domingos, onde há uma grande concentração de pessoas circulando. Ao longo da próxima semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com orientações sobre os serviços de limpeza disponíveis na região. Como colaborar com a limpeza urbana no centro de BH: - Não jogue lixo ou entulho no chão. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes. - Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário. - Embale corretamente seu lixo, em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e o lixo seja espalhado nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças. - Embale o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo, e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região poderá ficar prejudicada. - No trânsito, respeite os cones de sinalização, usados para proteger os varredores, que estão trabalhando para deixar a cidade mais limpa para todos.
Lixômetro foi instalado na Praça 7, no Centro da capital. Foto: PBH/Divulgação
Tags: Belo Horizontebhgrande bhMinasRelevantes

Relacionado Posts

Tempo seco coloca mais de 100 cidades de MG em estado de atenção
Previsão do Tempo

Calor em BH pode chegar a 34°C e umidade cai ainda mais durante a semana

Sete linhas de ônibus metropolitanos deixam de embarcar na Rodoviária de BH a partir desta segunda-feira (08)
Belo Horizonte

Sete linhas de ônibus metropolitanos deixam de embarcar na Rodoviária de BH a partir desta segunda-feira (08)

Confira a previsão do tempo para BH nesta segunda-feira (19)
Previsão do Tempo

Confira a previsão do tempo para BH neste domingo (7)

Próximo
Inscrições abertas para a 1ª Corrida da Guarda Municipal de BH

Inscrições abertas para a 1ª Corrida da Guarda Municipal de BH

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais lidas

  • Sete linhas de ônibus metropolitanos deixam de embarcar na Rodoviária de BH a partir desta segunda-feira (08)

    Sete linhas de ônibus metropolitanos deixam de embarcar na Rodoviária de BH a partir desta segunda-feira (08)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Pai e filho morrem afogados em lagoa na Grande BH

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mulher ameaça vizinha com arma e é presa junto com marido policial em Contagem

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Vídeo de mulher arrastando ladrão que tentou quebrar os vidros de seu carro viraliza na internet; veja

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Bebê de 26 dias morre na Grande BH e mãe adolescente alega que criança caiu da cama

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas notícias

Homem é indiciado por filmar mulher no banho e chantagear a filha em MG

Corpo carbonizado é encontrado em barranco na Grande BH

Mãe é presa após deixar bebê cair do colo enquanto estava embriagada em MG

Mãe é presa após deixar bebê cair do colo enquanto estava embriagada em MG

Vídeo de mulher arrastando ladrão que tentou quebrar os vidros de seu carro viraliza na internet; veja

Vídeo de mulher arrastando ladrão que tentou quebrar os vidros de seu carro viraliza na internet; veja

Homem chama garotas de programa de ‘demônios’ e é morto em confronto com a polícia em MG

Homem chama garotas de programa de ‘demônios’ e é morto em confronto com a polícia em MG

BH 24 Horas

Redes Sociais

Mapa do Site

  • Agência Minas
  • América
  • Amirt
  • Ao Vivo
  • Atlético
  • Belo Horizonte
  • Betim
  • Brasil
  • Contagem
  • Cruzeiro
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Eventos
  • Futebol
  • Grande BH
  • Interior de Minas
  • Internacional
  • Minas Gerais
  • Noticias
  • Nova Lima
  • Policial
  • Policial BH
  • Policial MG
  • Politica
  • Previsão do Tempo
  • Seleção Brasileira
  • Sertanejo
  • Trânsito

Recentes

Homem é indiciado por filmar mulher no banho e chantagear a filha em MG

Corpo carbonizado é encontrado em barranco na Grande BH

Mãe é presa após deixar bebê cair do colo enquanto estava embriagada em MG

Mãe é presa após deixar bebê cair do colo enquanto estava embriagada em MG

  • BH 24 HORAS
  • Últimas Notícias
  • Policial
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Nova Sertaneja
  • Contato

© 2023 BH 24 Horas | Todos os direitos reservados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sem resultados
Ver todos
  • BH 24 HORAS
  • Últimas Notícias
  • Policial
    • Policial BH
    • Policial MG
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Nova Sertaneja
  • Contato
wpDiscuz
0
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x
| Responder