As obras de revitalização da linha 1 do metrô de Belo Horizonte, inicialmente previstas para serem concluídas no próximo domingo (12), tiveram seu prazo estendido. De acordo com o novo cronograma divulgado pela concessionária, os trabalhos continuarão até o dia 17 de janeiro.
A nova etapa das intervenções será focada na instalação de equipamentos e materiais destinados ao sistema de sinalização e segurança ao longo da via. Entre os dias 13 e 17, no período das 10h às 16h, os intervalos entre os trens serão de 23 minutos. Durante esse mesmo horário, as estações Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho operarão em via única, com os trens utilizando apenas uma das plataformas. Os passageiros devem prestar atenção à direção dos trens antes de embarcar, pois não haverá necessidade de baldeação.
A concessionária justificou a prorrogação das obras e as alterações no funcionamento do metrô afirmando que o cronograma foi planejado para coincidir com as férias escolares, com o objetivo de reduzir os impactos para os usuários.
Nos horários fora do período de obras, o metrô operará normalmente, com intervalos de 7,5 minutos nos horários de pico (das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h) e de 15 minutos nos demais horários. O primeiro trem parte às 5h15 e o último, às 23h.