Minas Gerais é o estado que concentra o maior número de brasileiros deportados dos EUA, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos. Desde janeiro, quando começou o segundo mandato de Donald Trump, mais de 1,3 mil pessoas foram repatriadas.
Um voo com 100 brasileiros deportados dos EUA pousou nesta quinta-feira (7) no Aeroporto de Confins, na Grande BH. Esta é a 15ª operação de repatriação em 2025, trazendo 95 homens e cinco mulheres, todos desacompanhados.
A aeronave partiu do estado americano do Texas diretamente para Minas Gerais, ao contrário de alguns voos que faziam escalas em Fortaleza. O Ministério dos Direitos Humanos explicou que a rota direta reduz o tempo de uso de algemas pelos passageiros, medida padrão das autoridades dos Estados Unidos durante o transporte.
Deportados que chegaram em Minas receberam vacinas
A escolha por Confins deve-se à infraestrutura humanitária do aeroporto e à proximidade com o estado de origem da maioria dos deportados. Dados do Governo Federal indicam que 35% dos deportados têm entre 18 e 29 anos. Rondônia, São Paulo, Goiás e Espírito Santo completam o ‘top 5’ de pessoas repatriadas da América do Norte.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) providenciou transporte gratuito até rodoviárias para quem não tinha recursos, além de oferecer vacinação aos repatriados neste voo.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
