O feriado de Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), e com ponto facultativo nesta sexta (21), vai afetar o funcionamento de vários órgãos e serviços públicos em Belo Horizonte.
O Zoológico e Jardim Botânico vão funcionar normalmente. Já em relação a parques, a maioria irá abrir. O Parque Municipal vai funcionar na quinta-feira (20) em horário especial, sendo das 7h às 17h. A lista completa está no site da Prefeitura.
Os cemitérios estarão abertos das 7h às 17h, exclusivamente para a realização e o atendimento para velórios e sepultamentos.
Já em relação a assistência social, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) não vão funcionar em ambos os dias. Já os Centros POP vão funcionar das 8 às 12h.
As feiras livres terão o funcionamento facultativo na quinta-feira. Já os restaurantes populares terão funcionamento no dia 20 de novembro com oferta de almoço exclusivamente à população em situação de rua, em todas as unidades. No dia 21 de novembro as unidades abrirão normalmente para toda a população.
Os postos de saúde nos bairros não vão funcionar na quinta, abrindo normal na sexta. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, a Central de Internação, o SAMU, o Serviço de urgência Psiquiátrica Noturno, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das UPAs seguem com o funcionamento normal.
A coleta domiciliar de resíduos será feita normalmente na quinta-feira (20). Já a coleta seletiva não será realizada. Na sexta, todos os serviços serão feitos.
O transporte coletivo de Belo Horizonte vai funcionar com quadro de horários de feriado no dia 20 de novembro. Na sexta-feira, 21, o quadro de horários será de dia útil atípico. Já nos dias 22 e 23, os ônibus vão operar com quadro de horários de sábado e domingo.









