O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, eleito papa Leão XIV nesta quinta-feira (8), visitou Belo Horizonte e a região metropolitana em duas ocasiões: 2004 e 2012. Em ambas as ocasiões, participou de eventos ligados aos frades agostinianos, ordem da qual era superior na época.
Na primeira visita, em 2004, ele esteve na celebração dos 70 anos do Colégio Santo Agostinho, na Avenida Amazonas. Em dezembro de 2012, além de passar pela capital, realizou uma visita pastoral a Mário Campos, na região metropolitana, onde acompanhou a cerimônia de profissão religiosa de novos membros da ordem.
Um dos religiosos que participaram da cerimônia de 2012 foi o frei Jeferson Felipe, vice-presidente da Rede Lius Agostinianos, entidade responsável pelo Colégio Santo Agostinho. Ele relembrou o encontro com o agora pontífice: “Na época, ele era o prior geral da nossa ordem e veio ao Brasil para presidir assembleias e acolher os votos de novos membros. Professamos os votos eu, o frei Alexandre e o então frei Emerson, que hoje não faz mais parte da ordem”, contou.
Foto de Papa Leão XIV bebendo cerveja viraliza
Nesta quinta-feira, uma foto de Prevost (de camisa azul) tomando cerveja em BH circulou nas redes sociais. A imagem é verdadeira e foi registrada durante a festa do colégio em 2004.
“Não existia outro lugar para achar o papa tomando uma cervejinha… tinha que ser BH mesmo“, disse um internauta. “O cara é papa só algumas horas e o brasileiro já tá dando problema pro homem“, brincou uma usuária do X.
Muitos questionaram se um sacerdote como padre, frei ou até mesmo se o recém eleito Papa Leão XIV pode consumir álcool. A Igreja Católica não proíbe o uso de bebidas alcóolicas além do vinho, que é utilizado nas celebrações eucarísticas para representar o sangue de Jesus Cristo. Porém, as normas exigem bom senso e moderação.
Em 2015 e 2017, o papa emérito Bento XVI comemorou seus aniversários bebendo um chopp típico da Alemanha, seu país de origem.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.