A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nomeou 500 aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (10). O anúncio foi feito pelo prefeito Álvaro Damião em agosto, para fortalecer a segurança pública na capital.
De acordo com o município, a chegada de 400 homens e 100 mulheres à corporação segue o planejamento estratégico adotado pela e atende a necessidade de ampliar a presença da Guarda nas ruas, especialmente nos principais centros comerciais e turísticos e em regiões com grande circulação de pessoas.
Atualmente, a Guarda conta com 2.492 agentes em atividade, sendo 168 mulheres e 2.324 homens. Com a nova nomeação, o efetivo passará a ter 2.992 integrantes.
O concurso regido pelo Edital nº 1/2019 também representou um avanço na participação feminina na Guarda Civil Municipal, ao reservar 20% das vagas para mulheres. Trata-se de um aumento significativo em relação aos 5% definidos anteriormente. Essa mudança foi viabilizada pela Lei nº 11.153/2019.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.