Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) analisou a qualidade do ar em diversos pontos de BH nos últimos quatro anos. Todos os locais monitorados registraram níveis de poluição acima do limite considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A rua Padre Eustáquio, na região Noroeste da capital, é a via com o maior índice de poluição, surpreendendo até mesmo o autor da pesquisa, o climatologista Alceu Raposo Júnior. A via, por ser estreita e rodeada por prédios altos, dificulta a dispersão do ar, concentrando poluentes como gases e partículas emitidos pelos veículos.
A pesquisa utilizou um equipamento portátil de medição, de baixo custo e origem norte-americana, que permitiu acompanhar a qualidade do ar de forma mais próxima da rotina dos belo-horizontinos.
Quais são as ruas mais poluídas de BH?
- Rua Padre Eustáquio
- Av. Antônio Carlos
- Av. Nossa Senhora do Carmo
- Av. Silva Lobo
- Av. Barão Homem de Melo
- Av. Amazonas
- Anel Rodoviário
Todos os locais monitorados registraram níveis de poluição acima do limite considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O pesquisador destaca que o mapeamento da poluição atmosférica em Belo Horizonte revela piora na qualidade do ar durante o inverno.
“Todas as vias analisadas ficaram acima dos 45 microgramas por normal metro cúbico [parâmetro adotado pela OMS]. A avenida Amazonas, por exemplo, teve média de 65. Na Nossa Senhora do Carmo, o resultado foi 69, mesmo da Silva Lobo e da Barão Homem de Melo. A rua Padre Eustáquio foi a que apresentou maior concentração, 78; a Antônio Carlos, 69, e o Anel Rodoviário, 57. No inverno, Belo Horizonte é recoberta por bolsões de poluição, em razão da baixa eficiência da atmosfera em conseguir retirar esses poluentes”, detalha o climatologista Alceu Raposo Júnior.
Os dados foram coletados em áreas de grande circulação, destacando como o planejamento urbano – com vias apertadas, pouca ventilação e tráfego intenso – favorece o acúmulo de contaminantes. O estudo também aponta que a ausência de políticas públicas eficientes para monitorar e controlar a poluição atmosférica agrava o problema na cidade.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.







