De janeiro a julho deste ano, 841 toneladas de resíduos foram recolhidas pela Prefeitura de Belo Horizonte na Lagoa da Pampulha. O balanço da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) inclui a limpeza do espelho d’água, serviços de roçada, limpeza e manutenção do gramado da orla, das pistas de ciclismo e caminhada.
Também são recolhidos resíduos provenientes de reparos e manutenção dos totens de demarcação de distância na orla, do sistema de drenagem e do controle de erosão de taludes. A operação de limpeza inclui o carregamento e transporte para locais de descarte credenciados pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
Cerca de 20 trabalhadores atuam na manutenção da orla e limpeza do espelho d’água, com utilização de duas embarcações. Os trabalhos são conduzidos de forma contínua pela Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb) de segunda à quinta-feira, das 7h às 17h, e de 7h às 16h nas sextas-feiras. Nos finais de semana e feriados, as ações são executadas em caráter emergencial, de plantão.
O volume de lixo flutuante recolhido de dentro da represa varia de cinco toneladas por dia, durante a época de estiagem, a até dez toneladas diariamente, no período chuvoso. A engenheira da Smobi Ana Paula Fernandes ressalta que são retirados vários tipos de materiais, como garrafas pets pessoas, sacolas, vegetação e até restos mortais de animais.