A Prefeitura de Belo Horizonte lançou o Guia Virtual do Mercado Central, projeto que visa aproximar a conexão dos visitantes com centro de compras e espaço de lazer da cidade.
A iniciativa faz parte da celebração de cinco anos desde a conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco para a capital mineira em 2019. O tour virtual, assim como outras informações sobre o projeto, pode ser acessado no Portal Belo Horizonte.
Por meio de uma plataforma, os turistas e moradores da cidade poderão explorar um universo gastronômico vasto e diversificado. Este guia reúne conteúdos em variados formatos e suportes, como textos, áudios e vídeos, proporcionando uma experiência inovadora e envolvente.
Os visitantes do Mercado Central poderão acessar esses recursos de duas maneiras: diretamente no local, por meio de leitura de QR codes, disponíveis nas lojas e em pontos estratégicos do mercado; ou de forma remota, pelo link no portal da cidade. A plataforma oferecerá cinco caminhos temáticos: doces, comidas, queijos, bebidas e ingredientes/panelas, abrangendo um total de 31 estabelecimentos do centro de compras.
Territórios e Redes Criativas
O lançamento do Guia Virtual do Mercado Central faz parte do projeto ‘Territórios e Redes Criativas’, criado em dezembro de 2019, com o intuito de lançar um novo olhar sobre algumas regiões de Belo Horizonte, mostrando aos moradores e visitantes todo o potencial dessas localidades.
Em sua primeira etapa, desenvolvida em 2020, a programação teve como foco a região da Lagoinha e ofertou oficinas, cursos gratuitos e mentorias para negócios do setor de gastronomia que valorizavam a identidade do bairro e seu entorno. Em 2021, o projeto foi implementado no território da Pampulha, que também conta com um guia virtual, disponível no Portal Belo Horizonte.
A iniciativa no Mercado Central pretende dar destaque aos negócios locais, gerando novas oportunidades de emprego e renda.
Sobre o Mercado Central
O Mercado Central é uma das maiores referências da cultura alimentar da cidade, reunindo em um só local produtos, insumos, utensílios e pratos que caracterizam as diversas regiões de Minas Gerais. Fundado em 1929, o Mercado Central de Belo Horizonte é um dos atrativos turísticos mais visitados da capital mineira, conta com mais de 400 lojas e um fluxo diário de visitantes de cerca de 30 mil pessoas. Em 2016, a Revista da TAM reconheceu o Mercado Central de Belo Horizonte como o terceiro melhor do mundo.