Um avião com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional de Confins, na Grande BH, na tarde desta sexta-feira (28). Os repatriados chegaram inicialmente a Fortaleza por volta das 8h e seguiram para Minas Gerais em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em Confins, os deportados receberam apoio para entrar em contato com familiares e foram orientados orientações sobre serviços públicos. A iniciativa inclui regularização vacinal e matrícula em escolas.
Este é o quinto voo de repatriação desde janeiro, quando começou o segundo mandato do presidente norte-americano Donald Trump. O primeiro, em 24 de janeiro, transportava 158 pessoas, mas foi desviado para Manaus devido a problemas técnicos. Na ocasião, o desembarque de deportados algemados gerou críticas. Outros voos ocorreram em 7/2, 21/2 e 15/3.
A operação é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em parceria com outros órgãos como a Polícia Federal, Polícia Civil e a concessionária BH Airport.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.