A Prefeitura de BH irá reformar dois restaurantes populares da cidade. O lançamento das propostas comerciais para realizar as obras será nesta quinta-feira (28) a partir de 10h. O edital de licitação prevê dois lotes – um para cada restaurante – com valores estimados de R$ 2,68 milhões (região hospitalar) e R$ 1,23 milhão (Venda Nova).
A previsão é que a obra no Restaurante Popular Josué de Castro, na região hospitalar seja executada em 545 dias corridos, a partir da emissão da Ordem de Serviço. Diariamente, a unidade serve cerca de 2,3 mil refeições, considerando café da manhã, almoço e jantar, a preços acessíveis.
Já a obra do Restaurante Popular Maria Regina Nabuco, em Venda Nova, tem prazo de execução previsto de 365 dias corridos, também contados da emissão da Ordem de Serviço. Inaugurada em 2008, a unidade serve diariamente cerca de 1.350 refeições nutricionalmente balanceadas, com variedade de frutas, verduras e legumes, a preços acessíveis.
A supervisão dos trabalhos será feita pela Diretoria de Manutenção de Próprios da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi). O objetivo é melhorar os espaços utilizadas pelos usuários, conferindo maior conforto às áreas de espera, recepção, atendimento e refeitório; adequações nos sanitários, rampas e guichês para os portadores de necessidades especiais (PNE) e também reforma dos telhados e adequações na segurança das edificações, além das áreas internas de acesso restrito a funcionários, como cozinha. Mais informações, consultar edital da licitação e demais documentos que estão disponíveis no Portal da PBH.
Restaurantes Populares de BH
Os Restaurantes Populares são equipamentos públicos que se caracterizam pela comercialização de refeições prontas, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, a preços acessíveis, servidas em locais apropriados e confortáveis, de forma a garantir a dignidade ao ato de se alimentar. São destinados a oferecer refeições variadas à população que se alimenta fora de casa, prioritariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade.
O município conta com quatro Restaurantes e o Refeitório Popular João Bosco Murta Lages, localizado na Câmara Municipal. Além do almoço, as unidades I e II oferecem também café da manhã e jantar. Ao todo, a rede de Restaurantes Populares serve por dia cerca de 10 mil refeições.