Um tremor de terra de magnitude 2,5 foi registrado em Betim, na Grande BH, no início da tarde deste sábado (22). O abalo ocorreu às 14h35 e foi sentido por moradores de bairros como PTB, Filadélfia, Centro, Alterosas e Jardim Teresópolis, entre outros.
O evento foi captado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Populares afirmam ter ouvido uma explosão antes do chão tremer.
A Defesa Civil de Betim informou que não houve registros de feridos, danos a imóveis ou chamados de emergência relacionados ao tremor. O órgão estadual também não recebeu alertas sobre o ocorrido.
Especialistas destacam que abalos de baixa intensidade são comuns em Minas Gerais, estado com o maior número de registros sísmicos do país. “Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre.Apesar do susto, as chances de que esse tremor venha a causar algo mais sério são muito baixas”, explicou Bruno Collaço, sismólogo da USP.
A Prefeitura de Betim informou que, desde 2023, negocia com a Defesa Civil estadual a instalação de um sismógrafo na cidade. Como o município ainda não possui o equipamento, autoridades trabalham em parceria com o Centro de Inteligência do Estado para investigar as causas do tremor.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.