A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ampliou até junho o período de vacinação do público de 15 a 19 anos contra o HPV, segundo recomendação do Ministério da Saúde. Aqueles que ainda não receberam a dose única do imunizante e que estão nessa faixa etária devem buscar um dos 153 centros de saúde da capital ou o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
Desde o início da ampliação para a faixa etária de 15 a 19 anos foram aplicadas cerca de 700 doses. A estratégia tem como objetivo aumentar a proteção desse público contra o vírus HPV, associado a diversos tipos de câncer. O imunizante previne infecções pelos subtipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, principais causadores do câncer do colo do útero, além de tumores nos órgãos genitais femininos e masculinos e na cavidade oral.
“Os índices de vacinação entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, que são o público-alvo estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização para receber a vacina contra o HPV, estão satisfatórios na capital, com cobertura de cerca de 98% para meninas e 83% para meninos. O que estamos fazendo agora é um resgate para aqueles que ainda não se vacinaram e, por isso, a faixa etária contemplada vai de 15 a 19 anos. Essa ação é um reforço para garantir a proteção da população”, destacou a diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Tatiani Fereguetti.
Para receber a dose, é necessário comparecer a um dos locais de vacinação com documento de identificação com foto ou certidão de nascimento (preferencialmente), CPF e cartão de vacina. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Esquema vacinal da vacina contra HPV em BH
Além da estratégia temporária voltada ao público de 15 a 19 anos, devem se vacinar:
- Meninos e meninas de 9 a 14 anos (dose única);
- Homens e mulheres de 9 a 45 anos transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea;
- Pacientes oncológicos em tratamento com quimioterapia ou radioterapia;
- Pessoas vivendo com HIV/aids, de 9 a 45 anos;
- Usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), de 15 a 45 anos;
- Vítimas de violência sexual;
- Pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.










