A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza neste domingo (14) a primeira prova do novo vestibular seriado. Os portões serão abertos às 12h30, e as provas aplicadas das 14h às 18h, nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Montes Claros.
O Seriado funciona como uma forma adicional de entrada nos cursos de graduação junto com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato inicia o processo ainda no 1º ano do ensino médio e segue realizando as etapas seguintes conforme avança na escola.
Para garantir a organização e o bom andamento do primeiro dia de provas, a BHTrans contribuirá com esquema especial de trânsito e transporte público, com atenção redobrada no entorno da PUC Coração Eucarístico, local que concentra o maior número de inscritos.
Exatamente a partir do dia 14, usuários do transporte público de Belo Horizonte terão tarifa gratuita aos domingos em todas as linhas de ônibus convencionais e suplementares, o que deve facilitar o acesso aos locais de avaliação da capital.
Orientações do vestibular seriado UFMG
No site da Fundep, na área do candidato, o candidato pode baixar o seu comprovante definitivo de inscrição, onde consta o seu local específico de prova. Informações gerais sobre o processo, incluindo o Guia do Candidato, estão disponíveis no site do Seriado UFMG.
A orientação é que os inscritos cheguem aos locais de aplicação com pelo menos uma hora de antecedência. Eles devem levar documento oficial de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição.
Durante a prova, será permitido apenas o uso de caneta azul escura ou preta, de corpo transparente. Objetos como lápis, lapiseira, corretivo e itens não previstos não poderão ser usados.
O porte de equipamentos eletrônicos como celulares, smartwatches, fones e alarmes, mesmo desligados, é proibido. Os objetos deverão ser guardados, assim que o candidato chegar à sala de aplicação das provas, em embalagem fornecida pela organização do processo seletivo.
Como será a prova?
A prova será composta por 45 questões objetivas, abordando as quatro áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de uma questão discursiva interdisciplinar.
Nesta primeira etapa do ciclo 2025-2027, as obras literárias e artísticas adotadas são o romance Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida (1899), a canção Principia, do álbum AmarElo, de Emicida (2019), e o conjunto de autorretratos Pão e circo, de Paulo Nazareth (2012).








