A Prefeitura de BH iniciou nesta quinta-feira (15) alterações no trânsito próximo à Estação São Gabriel, no bairro Primeiro de Maio, devido às obras da Praça das Águas. O objetivo é reduzir alagamentos causados por chuvas intensas na região.
O Viaduto Paulo Mendes Campos, que liga a Avenida Cristiano Machado à estação de metrô, foi interditado totalmente por volta das 10h34. A BHTrans orienta motoristas a seguir rotas alternativas, com agentes de trânsito auxiliando no fluxo.
A Praça das Águas, construída na confluência do Ribeirão Pampulha com o Córrego Cachoeirinha, terá capacidade para armazenar 27 milhões de litros de água — três vezes mais que o sistema da Avenida Vilarinho. Com investimento de R$ 68 milhões (recursos próprios e financiamento da Caixa Econômica Federal), a estrutura já ajudou a minimizar inundações no último período chuvoso.
A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2025. A iniciativa integra esforços para modernizar a infraestrutura hidráulica da capital mineira.
Desvios de viaduto em BH
Sentido Estação São Gabriel (opção 1): Avenida Cristiano Machado (sentido Centro), Viaduto Otto de Lara Resende (viaduto do Anel Rodoviário), Avenida Cristiano Machado (sentido Bairro), acesso à direita para a Estação São Gabriel.
Sentido Estação São Gabriel (opção 2): Avenida Cristiano Machado (sentido Centro), Rua Professor Patrocínio Filho, Viaduto Carlos Drummond de Andrade (viaduto próximo ao Minas Shopping), Avenida Cristiano Machado (sentido Bairro), acesso à direita para a Estação São Gabriel.
Transporte
Com a intervenções no viaduto as linhas municipais 503, 705, 706, 707, 708, 62, 66, 6030 e 9503 vão utilizar os desvios. As linhas 62, 66, 6030 e 9503 terão o ponto de ônibus desativado em frente à estação São Gabriel e será criado um ponto provisório na Avenida Cristiano Machado, com viaduto Fernando Sabino (viaduto do Anel Rodoviário), no sentido bairro/Centro.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.