A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) confirmou que todas as regiões do estado foram atingidas pelo apagão registrado no início da madrugada desta terça-feira (14 de outubro), às 0h32. A empresa, no entanto, não divulgou o número exato de clientes ou municípios afetados.
O corte de energia ocorreu devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), um sistema de proteção do Sistema Interligado Nacional (SIN) que desliga blocos de consumo de forma automática e escalonada para evitar o colapso do Sistema Elétrico de Potência (SEP) em casos de perda de geração.
Segundo a Cemig, a energia foi restabelecida para 99% dos clientes até a 1h30, após a autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). O fornecimento foi completamente normalizado para todos os clientes afetados às 6h12.
O apagão atingiu diversos estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As causas da ocorrência, que se estendeu por várias partes do país, serão apuradas pelo ONS.








