Um agricultor de Santa Juliana, na região do Alto Paranaíba, colheu uma batata-doce de 35,4 kg em sua propriedade rural. José Augusto Alves, de 56 anos, descobriu o tubérculo gigante durante o trabalho e chegou a confundi-lo com uma cobra devido ao tamanho e à cor escura, já que a colheita ocorreu no fim do dia.
O legume foi cultivado sem aditivos ou fertilizantes especiais, apenas com brotos plantados pelo próprio José Augusto. O processo de crescimento durou pouco mais de quatro meses. Acostumado a plantar milho, melancia e abóbora, o agricultor cultiva batata-doce apenas para consumo próprio.
“Ao levarmos na balança, pesou 27,3 kg e, no dia seguinte, voltamos ao local e achamos mais um pedaço que tinha ficado preso, finalizando em 35,4 kg. Essa batata-doce veio para marcar a nossa vida, a nossa história“, comentou José Augusto ao site Paranaíba Mais.
Qual é a maior batata-doce do mundo?
Segundo o Guinness World Records, o recorde mundial pertence a uma batata-doce de 37 kg colhida na Espanha em 2004. No Brasil, o RankBrasil registra como maior exemplar uma batata de 25,04 kg, colhida em Santa Catarina em 2011.
José Augusto, que nunca havia colhido um legume maior que 7 kg, surpreendeu-se com a descoberta. Ele planeja vender a batata-doce gigante, mas ainda não definiu um preço. “Quem sabe não aparece alguém corajoso e curioso para comprar e pesquisar“, finalizou.
Veja o vídeo abaixo:
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
