Já está em vigor os novos valores do pedágio da BR-040 em dois trechos: Entre BH e Juiz de Fora, a tarifa dobrou a partir desta terça-feira (6). O motorista de carro de passeio que pagava R$ 6,30 em cada praça, agora paga R$ 12,60. Já o trecho entre BH-Brasília não será mais cobrado por enquanto.
No trecho entre a capital mineira e a Zona da Mata há três praças, em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Por outro lado, a medida determina isenção da cobrança para motocicletas, motonetas, bicicletas, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático.
A mudança ocorre devido à troca da concessionária Invepar (Via 040) para a EPR Via Mineira. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), explicou que o aumento do preço ocorreu para ajuste à inflação. Além disso, o contrato com a nova concessionária prometerá a duplicação de boa parte da via.
Sem pedágio entre BH e Brasília na BR-040
Já em relação ao trecho entre BH e o Distrito Federal, a rodovia será administrada provisoriamente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até a nova concessão. Com isso, as praças de pedágio dessa parte serão liberadas para a circulação de veículos.
A medida atende a uma decisão judicial que determinou a saída da concessionária Via 040. Ainda segundo a ANTT, o leilão do trecho da BR-040 entre BH e Cristalina (GO), conhecido como Rota dos Cristais, está agendado para 26 de setembro.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.