O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para 702 cidades mineiras, válidos até às 23h59 deste domingo (8), com possibilidade de prorrogação.
O primeiro alerta, de perigo, atinge 352 municípios nas regiões do Campo das Vertentes, Central, Oeste, Sul, Sudoeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Zona da Mata. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia, além de ventos fortes que podem variar de 60 a 100 km/h.
Já o segundo aviso, de perigo potencial, abrange outras 350 cidades, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste, Vale do Rio Doce, Norte e parte da Zona da Mata. Nestas áreas, os volumes podem variar de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, com ventos de 40 a 60 km/h.
Em todas as localidades, há risco de quedas de energia, de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet recomenda à população que evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda e evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Em caso de necessidade, as orientações são acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.








