Um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira (7) deve atingir Minas Gerais nos próximos dias, podendo causar tempestades e ventanias severas no estado. O fenômeno, que ser seguido por uma frente fria, afetar também outras regiões do Sudeste, Centro-Oeste e do próprio Sul do país.
De acordo com a Climatempo, as rajadas de vento mais intensas podem variar entre 60 km/h e 85 km/h já nesta sexta. No sábado (8), quando o sistema avançar sobre Minas Gerais, os ventos devem ganhar ainda mais força, especialmente nas áreas do sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes.
O instituto alerta que as rajadas fortes podem ocorrer mesmo na ausência de chuva. Os temporais com maior intensidade devem se formar na noite desta sexta sobre São Paulo, avançando no sábado sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Outros estados do Sudeste e Centro-Oeste como Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal também estão na rota do ciclone. As regiões mais expostas incluem o sul e leste de São Paulo, o litoral paulista, o estado do Rio de Janeiro e a região Serrana Fluminense.
Há risco de danos causados pela fora do vento, interrupção no fornecimento de energia, queda de árvores, alagamentos e destelhamentos.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.







