A cobrança de pedágios no trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares começou neste sábado (27 de dezembro). Os primeiros pórticos de cobrança a entrar em operação estão localizados em Caeté e João Monlevade.
As estruturas funcionarão pelo sistema free flow (livre passagem), que utiliza câmeras, antenas e sensores para ler automaticamente as placas dos veículos e registrar a cobrança com base na distância percorrida.
De acordo com a Nova 381, concessionária responsável pela rodovia, o registro da cobrança é automático para todos os veículos. Motoristas que utilizam a TAG terão o débito realizado normalmente, com a aplicação dos descontos. O Desconto Básico da Tarifa (DBT), de 5%, é concedido a automóveis e caminhões. Há também o Desconto de Usuário Frequente (DUF) para automóveis, que oferece reduções progressivas na tarifa a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico no mês.
Os motoristas sem TAG podem efetuar o pagamento nos postos de atendimento ao longo da BR-381 ou nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), que oferecem totens para pagamento via Pix, crédito ou débito. Outras opções de pagamento eletrônico incluem o aplicativo ou o site da concessionária. Motociclistas estão isentos da cobrança do pedágio.
Além dos pórticos de Caeté e João Monlevade, outras três praças de pedágio serão instaladas em Jaguaraçu (km 280,150), Belo Oriente (km 227,500) e Governador Valadares (km 176,550). A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no dia 16 de setembro.
Veja os valores: