A bandeira tarifária para o mês de maio de 2025 será amarela, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A mudança significa conta de luz mais cara, com custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Por conta disso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) orienta os mais de 9,4 milhões de clientes a utilizar a energia elétrica de forma consciente para evitar surpresas nas próximas contas de luz.
Dicas para economizar
- Neste período do ano, em que as temperaturas começam a cair em Minas Gerais, os clientes devem ter uma atenção especial ao chuveiro elétrico. Em função da sua elevada potência, é ideal que o tempo de banho seja reduzido;
- Além disso, desligue o chuveiro ao se ensaboar no banho. O ideal é que os banhos não sejam tão longos, diminuindo assim o tempo de uso do aparelho.
- Substitua as lâmpadas ineficientes pelas de LED. Aproveite a luz natural e evite acender lâmpadas durante o dia.
- A eletricidade consumida por aparelho eletrônico em modo “stand by” (modo de espera) pode ser representativa em relação ao consumo do equipamento. Vale ressaltar que, ao desligar a TV, é importante desligar os demais equipamentos que estão conectados ao aparelho.
- O ferro elétrico e a máquina de lavar devem ser ligados apenas quando houver uma grande quantidade de roupas para passar ou lavar. Isso vai evitar que os equipamentos sejam utilizados várias vezes.
- Não desligue sua geladeira ou freezer à noite para ligá-los na manhã seguinte. Além disso, não se deve utilizar a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.
- Ao comprar qualquer equipamento elétrico, sempre dê preferência àqueles que possuam o Selo Procel de Eficiência Energética.
Por que a conta de luz está mais cara em maio?
A bandeira permanecia verde desde dezembro de 2024, indicando condições favoráveis de geração de energia no país. A Aneel explicou que a alteração para a bandeira amarela se deve à redução das chuvas, marcando a transição do período chuvoso para o período seco do ano.
As bandeiras tarifárias que incidem na conta de luz dos brasileiros são definidas pela Aneel e valem para todo o território nacional, sendo o mesmo valor aplicado para todos os consumidores no país, calculado a partir das condições hidrológicas para a produção de energia elétrica.
O fim do período chuvoso piorou a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétricas, o que, nos próximos meses, poderá demandar um maior acionamento de usinas termelétricas, que geram energia a um custo maior, com o uso de combustíveis fósseis. A bandeira pode chegar a vermelha, o que pode aumentar mais ainda a conta de luz.
O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Welhiton Adriano de Castro Silva, alerta para a importância de economizar energia para não ter surpresa na hora de receber a fatura. “o consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: potência dos equipamentos – em Watts (W) – e do tempo de utilização (em horas). Dessa forma, a mudança nos hábitos de consumo se faz mais importante e pequenas atitudes no dia a dia podem fazer a diferença e ainda economizar na conta de luz no fim do mês”.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.