Maria Carolina, de 11 anos, de Conselheiro Lafaiete, conquistou o título de Miss Brasil de Las Américas 2025 emocionou o país com sua história de superação. Durante a premiação, ela entregou sua coroa ao irmão, em reconhecimento ao apoio e sacrifício dele durante sua jornada.
Carol saiu de sua cidade com pouquíssimo apoio. Ao lado dos pais e dos irmãos, viajou mais de 18 horas de carro até Curitiba, cruzando estados para chegar ao local do concurso. “Não era a favorita, mas me esforcei para dar essa alegria para minha família”, contou. Durante sua trajetória ela enfrentou inúmeros comentários racistas e dolorosos. “Ouvi coisas como ‘menina negra não ganha’, ‘você é grande demais’, ‘parece uma lacraia’… nem sabia o que era isso”, desabafa.
Mesmo diante das adversidades, ela não desistiu. “Pedi muito a Deus que me desse sabedoria, porque sei a dificuldade que foi chegar até ali.”
A parte mais tocante da história é o papel fundamental do seu irmão, José Davi. “Meu irmão, coitado, abriu mão de tanta coisa por minha causa… o que mais me doeu foi ele ter deixado o futebol, que é o que ele mais ama, para que meus pais pudessem juntar dinheiro e me levar.”
Quando Carol foi anunciada como vencedora, ela fez questão de dividir o momento mais importante de sua vida. “Chamei ele até o palco. Ninguém entendeu nada, mas eu e minha família entendemos. Essa coroa não é minha, José Davi, é sua. Você abriu mão de tanta coisa para que eu estivesse aqui. Tirei a coroa da minha cabeça e coloquei nele.”
Zema homenageia vencedora do Miss Brasil de Las Américas
Em abril de 2025, Carol foi homenageada pelo governador Romeu Zema (Novo) em uma sessão solene realizada no dia 1º. “Parece até mentira, mas aos poucos estou conquistando o meu espaço. Uma menina negra e pobre tentando mostrar que também pode”, disse Zema.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.