A cozinha de Minas Gerais é a única representante brasileira na seleção das 100 melhores gastronomias regionais do mundo. Segundo o guia TasteAtlas, a culinária mineira é reconhecida como uma das mais notáveis do Brasil. O site, que compila avaliações de usuários globais, atribuiu à gastronomia mineira uma pontuação de 4,11 em 5, posicionando-a na 77ª posição do ranking mundial, com o famoso pão de queijo como seu principal destaque.
Além disso, a plataforma apresenta uma lista de delícias típicas de Minas Gerais, que inclui: pão de queijo, queijo minas, biscoito de polvilho, jabuticaba, galinhada, tutu de feijão, queijo canastra, pamonha e arroz com pequi. Nesta edição, as cinco regiões culinárias mais prestigiadas do mundo são homenageadas por seus sabores autênticos e tradições marcantes.
A Campânia, na Itália, ocupa o primeiro lugar com sua célebre pizza napolitana e a mozzarella di bufala; o Peloponeso, na Grécia, é conhecido por seu azeite de Kalamata e o mel Meli Elatis Menalou; enquanto a região da Emilia-Romagna, também na Itália, encanta os paladares com seu parmesão, presunto de Parma e vinagres balsâmicos.