O Defesa Civil Alerta, novo sistema de envio de alertas para desastres naturais, entrou em operação a partir desta quarta-feira (4) em Minas Gerais e mais seis estados do Sul e do Sudeste do Brasil. A tecnologia foi criada em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras.
A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas considerados severos e extremos são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
“Neste primeiro momento, a utilização da nova tecnologia estará focada nas defesas civis dos estados. Elas foram previamente capacitadas e certificadas para o uso correto da ferramenta. Lembrando que para os desastres de menor intensidade, com menor comprometimento da segurança das pessoas, os demais mecanismos, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google, permanecem vigentes”, afirmou o coordenador-geral de monitoramento e alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Tiago Schnorr.
BH foi a única cidade de Minas que recebeu testes
No último fim de semana, um alerta demonstração foi enviado para 36 municípios do Rio Grande do Sul e, também, para a cidade de Belo Horizonte como forma de mostrar a funcionalidade do Defesa Civil Alerta para a população.
Em um vídeo divulgado pelo Governo de Minas nas redes sociais que apresenta o novo sistema, qualquer aviso recebido pelo celular deve ser levado a sério a partir de agora. “Se o seu celular apitar, procure, imediatamente, um local seguro”.
Veja o vídeo abaixo:
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.