A partir de segunda-feira (1/9), começa a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2025 em Minas Gerais para donos de veículos com placas 1, 2 e 3. A Coordenadoria Estadual de Gestão do Trânsito (CET-MG), antigo Detran, divulgou o cronograma de acordo com o final da placa:
- Placas terminadas em 1, 2 ou 3: prazo até 31 de agosto
- Placas terminadas em 4, 5 ou 6: prazo até 30 de setembro
- Placas terminadas em 7, 8, 9 ou 0: prazo até 31 de outubro
O CRLV é o documento que comprova que o veículo está em condições legais de circulação, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele pode ser apresentado em versão digital ou impressa. Para emitir o documento, basta acessar o site transito.mg.gov.br, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou o MG App.
O motorista deve estar em dia com o IPVA e a Taxa de Licenciamento de 2025, quitar todas as multas pendentes, além de não ter restrições judiciais.
E se o motorista circular sem o licenciamento em Minas?
Veículos que circularem sem o licenciamento estão sujeitos a infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do automóvel para um pátio credenciado até a regularização da situação. Neste ano, há uma novidade: durante blitz, o motorista pode regularizar débitos na hora para evitar remoção do veículo, conforme lei estadual aprovada no ano passado.
O Governo de Minas também informou que, temporariamente, aceitará comprovantes alternativos de pagamento além dos seus próprios sistemas.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.