Cerca de 420 mil estudantes de 2,4 mil escolas da rede estadual participam nesta semana do segundo simulado do Enem. A iniciativa do Governo de Minas tem como objetivo reforçar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e oferecer aos jovens uma vivência semelhante à da prova oficial.
O simulado, que começou a ser aplicado nesta terça-feira (19) e segue até quinta-feira (21), ajuda os alunos a desenvolver estratégias de estudo, gerenciar melhor o tempo e aumentar a confiança no dia da avaliação.
“A realização do simulado é muito importante, pois oferece uma vivência que pode fazer grande diferença no resultado dos estudantes no Enem. A proposta é que o estudante tenha a oportunidade de resolver toda a prova, aplicar seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, desenvolver a escrita na redação”, afirma o coordenador de Ações de Aprendizagem do Ensino Médio da SEE/MG, Alexandre Marini.
A avaliação está sendo aplicada a estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e da Fundação Helena Antipoff. As questões seguem a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma utilizada no Enem.
Na primeira edição, realizada em julho, 36% dos estudantes do 3º ano alcançaram notas entre 500 e 700, nível considerado satisfatório. Outros 12% obtiveram notas acima de 700, desempenho classificado como acima do adequado. A participação também foi expressiva: mais de 85% dos alunos compareceram nos dois dias de aplicação, o que demonstra o engajamento da rede na preparação para o Enem.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.