As rodovias MG-420, MG-060 e BR-352 estão ganhando novos pavimentos em um trecho de 52,4 quilômetros.
O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), executa, desde setembro deste ano, as obras de recuperação funcional entre o entroncamento da BR-040 e Pompéu; de Pompéu até à usina de álcool Agropéu e de Abaeté até o entroncamento para a LMG-793, na Região Central de Minas. As obras apresentam um avanço físico de quase 40% já executados.
As intervenções, que serão concluídas até abril do próximo ano, recebem investimentos da ordem de R$ 28 milhões, por meio do Provias, o maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas.
As melhorias beneficiam, diretamente, uma população estimada em 60 mil habitantes de Pompéu, Abaeté e Cedro do Abaeté e atende outros municípios da região como Martinho campos, Morada Nova, Biquinhas e Paineiras. Além disso, o trecho é o principal acesso para o Hospital regional de Sete Lagoas e para Belo Horizonte e favorece o escoamento da produção agropecuária.
Antes mesmo de serem concluídas, as intervenções já trazem benefícios. A obra gera cerca de 500 empregos diretos e indiretos.
BR-352 é a pior rodovia de Minas e uma das piores do Brasil
Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) analisou as condições de 520 rodovias do país. No ranking, a BR-352 foi classificada como a pior rodovia de Minas Gerais. Além disso, também está entre as 30 piores do Brasil.
A BR-352 está na posição 496 de 520 estradas analisadas pela pesquisa. A classificação da CNT foi de “péssimas condições”. Os fatores para a avaliação são pavimentação, sinalização, pontes, visibilidade, acostamento, etc.
Moradores de cidades da região reclamam constantemente das condições precárias da pista, como buracos e falta de acostamento em vários trechos.
Provias
O Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.
O programa já conta com quase R$ 2,5 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em de 124 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.
O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.
O programa tem potencial de adicionar ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.