O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informou nesta terça-feira (6) que o movimento Legendários realizou uma travessia não autorizada no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco, na Região Central de Minas, no dia 11 de abril deste ano.
De acordo com o órgão, a organização do grupo comunicou a atividade com apenas dois dias de antecedência e apresentou documentação incompleta, sem especificar as ações previstas.
O IEF ressaltou que não emitiu autorização para a ação e que está finalizando um relatório sobre possíveis infrações ambientais, que podem resultar em advertências ou multas.
Um vídeo gravado por um ciclista mostra o lixo que foi deixado por frequentadores do movimento, que é conhecido por promover ‘retiros’ em montanhas com foco em desenvolvimento pessoal para homens.
O que diz o movimento Legendários sobre o caso?
Em nota, um dos coordenadores do Legendários, Raphael Maia, admitiu que o lixo não foi recolhido imediatamente, mas que a equipe limpou na manhã seguinte. Porém, o representante não disse sobre a expedição não autorizada pelo IEF.
“Nosso lema é deixar o lugar por onde passou melhor do que encontrou. Não deixamos de assumir o nosso erro de que o lixo não foi recolhido na hora, porém nossa equipe fez a limpeza na manhã seguinte. Pedimos desculpas pelo nosso erro, pois o lixo deveria ter sido pego na hora. Procuramos sempre tratar o espaço com muito respeito, não violando nem a flora nem a fauna para não agredir a integridade do parque“, disse.
O IEF destacou que outro acampamento do movimento Legendários, realizado entre 10 e 13 de abril no Parque Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, não registrou irregularidades.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.