Pela terceira manhã consecutiva, Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, registrou a temperatura mais baixa do país. Nesta quinta-feira (17), os termômetros marcaram 1,6°C entre 6h e 7h, com formação de geada, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar do frio intenso, o índice não superou o recorde do inverno: no último dia 25 de junho, a região chegou a marcar -2,9°C. Diante da geada que atinge o destino turístico há três dias, moradores fizeram até um ‘boneco de gelo’, em referência aos famosos bonecos de neve.
Logo atrás de Monte Verde no ranking das baixas temperaturas desta quinta aparecem o distrito de Salinas, em Nova Friburgo (RJ), com 2,5°C, Campos do Jordão (SP), com 2,9°C e Maria da Fé, também no Sul de Minas, com 3,8°C.
Frio e tempo seco vão continuar em Monte Verde
O Inmet afirma que o frio à atuação de uma massa de ar polar, que mantém o céu aberto e as temperaturas baixas no Sul, Oeste, Sudeste e Centro de Minas. A tendência é que o ar seco permaneça nos próximos dias, reduzindo a umidade para níveis críticos – entre 20% e 30% durante as tardes em quase todo o estado.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
